sábado, 9 de abril de 2011

♡ Tudo sobre Cabelos

 


Veja 25 truques para deixar seu cabelo maravilhoso

Sabe aqueles dias em que o cabelo resolve acordar de "mau-humor" e você não sabe como domar a fera? Calma! Conversamos com experts na área e pedimos que eles revelassem suas dicas para dar um jeito em qualquer drama. Depois de ler essa matéria, todos os seus problemas terão solução. Acredite!


  1. Cachos modelados

"Espalhe uma quantidade equivalente a uma moeda de R$1 de creme para modelar cachos nos fios ensopados (se forem longos), ou uma de R$0,25 (caso sejam médios). Depois, incline a cabeça para o lado, coloque uma toalha na ponta e amasse-os bem, de cima para baixo, repetidas vezes. Esse movimento vai absorver o excesso de umidade e modelar os fios. E, melhor, dispensa uso de secador", ensina o hairstylist Marco Antonio de Biaggi, MG Hair Design (SP).


  2. Brilho intenso

"Uma vez por semana, procure usar, no último enxágüe da lavagem dos fios, água-de-coco. O efeito é fantástico! Funciona até para madeixas coloridas e ressecadas", assegura o colorista Juha Antero, do MG Hair Design (SP).



  3. Fim do frizz
"Fios elétricos podem ser domados com a pomada, de forma fácil, fácil. Com o polegar, retire um pouco do produto até que ele preencha metade da unha. Coloque-o na palma da mão, esfregue bem para esquentar e espalhe pelo cabelo já seco, principalmente nas partes da cabeça onde costumam armar", orienta o cabeleireiro Charles Veiyga, do MG Hair Design (SP).



 4. Baixa de oleosidade
"O melhor caminho é lavar as melenas com água morna. Se ela estiver gelada, irá estimular o trabalho das glândulas sebáceas, causando excesso de sebo. Caso esteja muito quente, vai retirar toda a oleosidade e ressecar os fios", ensina Juha. Ele também orienta a não exagerar na hora de aplicar o xampu normal ou o de limpeza profunda. "O ideal é colocar um pouco na palma da mão e diluir em algumas gotas de água. Assim, o xampu fica menos concentrado e facilita sua retirada na hora do enxágüe".



 5. Clássico forever

"O chanel assimétrico é ideal para um visual mais despojado e garante versatilidade na hora de compor o visual", diz o hairstylist Celso Kamura, do salão C. Kamura (SP). "Para manter o penteado impecável, aplique pomada seca somente nas pontas, empurrando os fios para trás com os dedos, e deixe secar naturalmente", ensina.

 6. Penteado duradouro

"Esse efeito é obtido com o uso da pomada Zip Styling, da Avon. Ela é excelente para definir penteados, deixando os fios maleáveis e com brilho o dia todo. Funciona bem tanto para marcar mechas nos lisos como para realçar cachos. Também elimina o aspecto elétrico da escova. O efeito é tão bom quanto o oferecido pela pomada n° 2, da Redken", ensina o cabeleireiro Alan Albuquerque, do MG Hair Design (SP).


 7. Volume domado

Use creme para pentear depois do condicionador. Ele auxilia a deixar os fios mais disciplinados. Agora, se o cabelo é liso e com muito volume, esfregue uma pequena quantidade de cera nas mãos e espalhe nos fios. Além de controlar o volume, ajuda a disciplinar o frizz.



   8. Hidratação power

Hidrate os fios uma vez por semana, se eles forem secos; e uma vez a cada 30 dias, se forem normais ou oleosos. "O segredo é lavar o cabelo com xampu de limpeza profunda e depois com o de costume. Retire o excesso de água com uma toalha, separe as melenas em mechas e só então aplique o produto da raiz às pontas, como se estivesse alisando uma corda. É só deixar o tempo indicado pelo fabricante e enxaguar até retirar todo o creme", ensina Celso Kamura.



 9. Nada de ponta dupla

"Neste caso, só um bom corte no cabelo pode acabar com o problema. No entanto, para prevenir as pontas duplas, óleo siliconizado auxilia muito, se usado apenas nas pontas. É sempre bom ter um no nécessaire, pois ele também ajuda a assentar os fios e a manter o penteado por mais tempo", garante Celso Kamura.



10. Perfeição nos cachos

"Madeixas cacheadas pedem um corte em que a franja e todo o barrado do cabelo sejam desbastados, ou seja, tenham o seu excesso eliminado. Em seguida, para realçar o penteado, nada melhor do que aplicar um leave-in suave no comprimento e nas pontas e secar as melenas com difusor. O resultado é incrível", assegura o cabeleireiro Wilson Eliodório, do WE Angel (SP).


 11. Ondulado sem babyliss

"Esse truque eu passo quando minhas clientes têm uma festa ou evento e não há tempo para marcar hora no salão: com o cabelo lavado e seco, torça todo o comprimento e prenda como em um coque. Deixe por algumas horas. Quando for sair é só soltá-lo. As mechas ficam lindas, bem definidas", explica Celso Kamura.



 12. Escova prolongada

Evite mexer muito no cabelo. Até porque passar muito a mão ou viver penteando os fios, além de acabar com o efeito, provoca oleosidade. Na hora do banho, nada de prender e colocar uma touca de plástico. Ela acaba com o brushing. O ideal é envolver a cabeça em uma toalha para proteger a cabeleira do vapor quente. Em seguida, use difusor e, para finalizar, faça meia dúzia de babyliss no topo da cabeça.



           13. Não acorde despenteada

Torça bem o cabelo e faça um coque antes de dormir. Esse truque valoriza o ondulado de tal maneira que vai parecer que acabou de sair do salão logo de manhã. Fazer a velha e conhecida touca também ajuda a não acordar com os fios armados.



14. Cabelão bombshell

"Se os fios forem lisos e compridos, passo o equivalente a uma laranja grande do mousse Super Strong, da Paul Mitchell, no cabelo úmido. Com uma escova tamanho médio, vou levantando a raiz ao mesmo tempo em que uso o secador. Em seguida, coloco bobes de velcro e deixo por 15 minutos. Passo a prancha somente nas pontas para tirar o ar careta do bobe. Por fim, passo o spray Phyto Laquê, da Phyto", ensina Marco Antonio Di Biaggi.



  15. Visual catwalk

No cabelo úmido, espalhe uma pequena quantidade do amaciante temporário em gel Phyto Defrizant, da Phyto. Com uma escova redonda grande, alise bem e enrole bobes grandes, que dão movimento aos fios sem armar. Deixe por cerca de 15 minutos e tire. Por fim, faça uma chapinha, começando a três dedos da raiz e indo até as pontas.



  16. Curtinhos assentados

Os curtos são os mais fáceis de serem domados. É claro que tudo vai depender do corte escolhido e do tipo do fio. Nesse caso, os produtos mais indicados são mousse, spray e boa pomada. Eles fazem verdadeiros milagres pelo estilo boyish.



  17. Curto ousado

"O tradicional chanel fica com uma cara contemporânea se os fios forem bagunçados. Valorize o ar displicente da franja na altura do nariz com pomada em spray e chapinha, depois de secar com o secador", orienta Wilson Eliodório.


  18. Coloração precisa

Para realçar a cor dos fios com uma tonalidade uniforme, invista nos tonalizantes - que dão conta do recado. No caso de madeixas com várias mechas, o spray de brilho é um grande aliado para intensificar as nuances.



    19. Presilhas, elásticos e afins

Tenha sempre à mão um desses acessórios. Quando menos se espera eles irão ajudar a salvar o seu dia, principalmente quando as madeixas precisarem de uma força extra para permaneceram no seu devido lugar.


      20. Caracóis miniatura

Para que os cachos dos curtinhos não percam a sua definição, a ordem é espalhar uma pomada à base de óleo e, em seguida, secar os fios com difusor, amassando-os bem.



           21. Pontas duplas camufladas

Não se esqueça de espalhar um bom reparador de pontas depois que pentear o cabelo. Esse produto é ótimo para esconder as pontinhas cheias de "bifurcações" enquanto a tesoura não entra em ação



  22. Visual de diva

Isso mesmo! Você pode ficar assim de forma rápida e prática. Basta enrolar alguns bobes grandes em toda a cabeça antes de entrar no banho. O vapor da água quente ajudará a modelar e criar ondas supersensuais no cabelo.



   23. Volume certeiro

Muitas vezes, a culpa dos fios extremamente armados é pura e simplesmente dos acessórios que você utiliza para pentear a cabeleira. Por isso, muita atenção nessa hora. As escovas almofadas aumentam o volume - por isso, fique longe se os fios forem crespos ou ondulados. Já as redondas ajudam a alisar, e os pentes, a desembaraçar sem tirar o formato original das melenas.




   24. Fios perfumados

Nada pior do que ficar com o cabelo cheirando a fumaça de cigarro ou poluição. Por isso, se tiver que emendar o trabalho com um encontro com o gatinho - e não terá como lavar os fios -, aposte nos sprays de brilho impermeabilizante de odores. Esses produtos devem ser aplicados antes de você sair de casa, já que eles formam uma película protetora sobre a fibra capilar e evitam que os cheiros se fixem no interior

  

  25. Ao natural

Se seus cabelos são longos, finos e com um leve ondulado, use leave-in próprio para os cacheados, que relaxam e soltam as ondas nos fios úmidos. Depois, é só deixar secar naturalmente









                            Dez mitos sobre cabelos


As crendices populares ainda imperam quando o tema é cabelo. Talvez a mais conhecida delas seja a de que é preciso cortar mensalmente os cabelos para que eles cresçam fortes e sadios. O que é uma bobagem, pois a estrutura capilar não é planta e, podando-a ou não, ela se desenvolve a uma taxa média de 1cm por mês.

Por estas e outras, veja aqui os dez mitos mais populares. Se depois de lê-los você desejar agendar seus cortes para a lua cheia, vá em frente. Trata-se do legítimo hábito que não faz mal.

1. Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira
Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel. O fato é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Há, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo.

2. Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento
Temos, aqui, a idéia da poda de planta novamente. O fio cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes danificadas, como pontas duplas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico. Mas não tem poder de acelerar o desenvolvimento.

3. Os cabelos se acostumam com os xampus
Você compra um xampu, usa-o por duas a quatro semanas e ele deixa de produzir o efeito inicial. Logo, seu cabelo se habituou com ele, certo? Errado. O fato é que os cabelos deixam de ficar limpos corretamente - e esta é a principal função do xampu -, quando o produto adquirido não é indicado para seu tipo de cabelo. O que se nota principalmente no couro cabeludo, cujas raízes vão ficando cada vez mais oleosas e os fios, opacos e sem vida. O desconforto leva as pessoas a uma busca incessante pelo xampu ideal. A boa nova é que hoje há produtos específicos para cada tipo de cabelo. Contudo, se você não está acertando na escolha, é sempre útil ouvir a opinião de um especialista, que pode ajudá-lo a identificar seu tipo de cabelo.

4. Água fria deixa o cabelo mais brilhante
Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas.  é recomendado optar por temperaturas mornas.

5. Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos
Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. Segundo a dermatologista Karla Saggioro, autora de Invista em Você - Respostas para Dúvidas que mais Afligem as Mulheres, da New York Publications, o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda.

                              6. Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento "Muitas pessoas deixam o creme de tratamento por mais tempo do que o recomendado", adverte a dermatologista Adriana Villarinho, de São Paulo. O resultado é que a hidratação, em vez de embelezar as madeixas, pode deixá-las oleosas. Outro cuidado para evitar este problema é jamais aplicar o produto nas raízes, passando-o do terço do comprimento em direção às pontas.

7. Cem escovadelas à noite deixam os cabelos saudáveis
O hábito, que pode ser conferido em muitos filmes de época, de fato ativa a circulação no couro cabeludo. Mas é desaconselhado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo.

8. Calvície é coisa de idoso
Segundo o dermatologista Otávio Macedo, autor de Segredos da Boa Pele - Preservação e Conservação, da Editora Senac, a calvície é mais intensa e mais rápida quando atinge homens jovens. Quanto mais precoce, mais depressa ela se instala. "Já a calvície num homem de 40 anos é mais lenta e, na maioria das vezes, não se estende por todo o couro cabeludo".

9. Fios brancos arrancados nascem em dobro
Se fosse verdade, seria fácil combater a calvície. Bedin explica que é natural que os fios brancos se destaquem na cabeleira. Isso acontece porque o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina - a substância que dá cor -, que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível.

10. A pontinha branca do fio é a raiz
Muitas pessoas fazem um drama quando notam fios caídos com o que julgam ser a raiz. Em primeiro lugar, é natural uma perda de até 100 fios diários - que passa praticamente despercebida. Em segundo, como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fase de crescimento, repouso e morte. Quando o fio cai com a "raiz" - na verdade o bulbo -, significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará sendo substituído por outro.



 ••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••




         Aprenda a cuidar de cabelo enrolado



Cabelo cacheado é lindo, mas dá trabalho. Por causa do mau humor com que os cachinhos "acordam" às vezes, muitas mulheres optam pela chapinha. Mas já foi o tempo em que os crespos eram desvalorizados. Com os produtos e os cuidados certos, você pode deixar os cachos lindos.


"O ideal é lavar duas ou três vezes por semana, e usar xampu, condicionador e máscara de tratamento", diz a cabeleireira Heloísa Assis, a Zica, do Beleza Natural, um dos maiores centros de beleza para cabelos crespos do país.

Soluções imediatas para driblar o dia ruim

Você acorda com o cabelo bem armado e não dá tempo de lavar. 

Solução: É melhor fazer um penteado. Vale tudo: tiara com flor, rabo de cavalo arrumado (e não aqueles de fazer faxina em casa!) ou um prendedor bonito. "Prender sempre favorece o cabelo crespo, porque ele tem um caimento lindo", elogia Zica. Então, já sabe: deixe os belos acessórios à mão.


O dinheiro ficou curto e você não conseguiu cortar os cachos. Eles estão sem forma. É preciso disfarçar. 

Solução: Quando está sem corte, o cabelo crespo não fica definido. O melhor para disfarçar é fazer relaxamento e duas hidratações por semana enquanto você ainda não pode pagar o corte.

Sair de casa e tomar uma chuvinha? Não dá. Os cachinhos ficam arrepiados e cheios de frizz. O que fazer? 
Solução: Tenha sempre na bolsa um reparador de pontas solúvel em água. Quando o cabelo secar cheio de frizz, é só reaplicar. Vale lembrar que o frizz aparece em quem não hidrata a cabeleira. Por isso, intensifique os cremes. Se não tiver tempo, existem produtos que fazem hidratação em apenas três minutos.

Você prendeu o cabelo, mas se arrependeu e quer soltá-lo. O problema? Ele fica todo amassado. 
Solução: Na hora de fazer o rabo de cavalo, não use um elástico muito apertado. Se você prender com força, ele vai ressecar mais e, inevitavelmente, partir. Para isso, Zica dá dicas preciosas: "Use elásticos envolvidos com pano e nunca prenda o cabelo molhado, porque ele vai ficar frágil". Você também pode optar por presilhas - fica mais fácil de soltar depois.

Você tem uma festa a noite e não sabe como domar os cachos.
Solução: "Lave os fios de manhã, e hidrate por dez minutos na touca térmica ou por 15 minutos na touca plástica", ensina Zica. Penteie, aplique o creme de pentear, amassando com as mãos, e deixe secar naturalmente.

Cabelo cacheado é lindo, mas dá trabalho. Por causa do mau humor com que os cachinhos "acordam" às vezes, muitas mulheres optam pela chapinha. Mas já foi o tempo em que os crespos eram desvalorizados. Com os produtos e os cuidados certos, você pode deixar os cachos lindos.


"O ideal é lavar duas ou três vezes por semana, e usar xampu, condicionador e máscara de tratamento", diz a cabeleireira Heloísa Assis, a Zica, do Beleza Natural, um dos maiores centros de beleza para cabelos crespos do país.

Soluções imediatas para driblar o dia ruim

Você acorda com o cabelo bem armado e não dá tempo de lavar. 

Solução: É melhor fazer um penteado. Vale tudo: tiara com flor, rabo de cavalo arrumado (e não aqueles de fazer faxina em casa!) ou um prendedor bonito. "Prender sempre favorece o cabelo crespo, porque ele tem um caimento lindo", elogia Zica. Então, já sabe: deixe os belos acessórios à mão.


O dinheiro ficou curto e você não conseguiu cortar os cachos. Eles estão sem forma. É preciso disfarçar. 

Solução: Quando está sem corte, o cabelo crespo não fica definido. O melhor para disfarçar é fazer relaxamento e duas hidratações por semana enquanto você ainda não pode pagar o corte.

Sair de casa e tomar uma chuvinha? Não dá. Os cachinhos ficam arrepiados e cheios de frizz. O que fazer? 
Solução: Tenha sempre na bolsa um reparador de pontas solúvel em água. Quando o cabelo secar cheio de frizz, é só reaplicar. Vale lembrar que o frizz aparece em quem não hidrata a cabeleira. Por isso, intensifique os cremes. Se não tiver tempo, existem produtos que fazem hidratação em apenas três minutos.

Você prendeu o cabelo, mas se arrependeu e quer soltá-lo. O problema? Ele fica todo amassado. 
Solução: Na hora de fazer o rabo de cavalo, não use um elástico muito apertado. Se você prender com força, ele vai ressecar mais e, inevitavelmente, partir. Para isso, Zica dá dicas preciosas: "Use elásticos envolvidos com pano e nunca prenda o cabelo molhado, porque ele vai ficar frágil". Você também pode optar por presilhas - fica mais fácil de soltar depois.

Você tem uma festa a noite e não sabe como domar os cachos.
Solução: "Lave os fios de manhã, e hidrate por dez minutos na touca térmica ou por 15 minutos na touca plástica", ensina Zica. Penteie, aplique o creme de pentear, amassando com as mãos, e deixe secar naturalmente.



Cabelo cacheado é lindo, mas dá trabalho. Por causa do mau humor com que os cachinhos "acordam" às vezes, muitas mulheres optam pela chapinha. Mas já foi o tempo em que os crespos eram desvalorizados. Com os produtos e os cuidados certos, você pode deixar os cachos lindos.


"O ideal é lavar duas ou três vezes por semana, e usar xampu, condicionador e máscara de tratamento", diz a cabeleireira Heloísa Assis, a Zica, do Beleza Natural, um dos maiores centros de beleza para cabelos crespos do país.

Soluções imediatas para driblar o dia ruim

Você acorda com o cabelo bem armado e não dá tempo de lavar. 

Solução: É melhor fazer um penteado. Vale tudo: tiara com flor, rabo de cavalo arrumado (e não aqueles de fazer faxina em casa!) ou um prendedor bonito. "Prender sempre favorece o cabelo crespo, porque ele tem um caimento lindo", elogia Zica. Então, já sabe: deixe os belos acessórios à mão.


O dinheiro ficou curto e você não conseguiu cortar os cachos. Eles estão sem forma. É preciso disfarçar. 

Solução: Quando está sem corte, o cabelo crespo não fica definido. O melhor para disfarçar é fazer relaxamento e duas hidratações por semana enquanto você ainda não pode pagar o corte.

Sair de casa e tomar uma chuvinha? Não dá. Os cachinhos ficam arrepiados e cheios de frizz. O que fazer? 
Solução: Tenha sempre na bolsa um reparador de pontas solúvel em água. Quando o cabelo secar cheio de frizz, é só reaplicar. Vale lembrar que o frizz aparece em quem não hidrata a cabeleira. Por isso, intensifique os cremes. Se não tiver tempo, existem produtos que fazem hidratação em apenas três minutos.

Você prendeu o cabelo, mas se arrependeu e quer soltá-lo. O problema? Ele fica todo amassado. 
Solução: Na hora de fazer o rabo de cavalo, não use um elástico muito apertado. Se você prender com força, ele vai ressecar mais e, inevitavelmente, partir. Para isso, Zica dá dicas preciosas: "Use elásticos envolvidos com pano e nunca prenda o cabelo molhado, porque ele vai ficar frágil". Você também pode optar por presilhas - fica mais fácil de soltar depois.

Você tem uma festa a noite e não sabe como domar os cachos.
Solução: "Lave os fios de manhã, e hidrate por dez minutos na touca térmica ou por 15 minutos na touca plástica", ensina Zica. Penteie, aplique o creme de pentear, amassando com as mãos, e deixe secar naturalmente.

Cabelo cacheado é lindo, mas dá trabalho. Por causa do mau humor com que os cachinhos "acordam" às vezes, muitas mulheres optam pela chapinha. Mas já foi o tempo em que os crespos eram desvalorizados. Com os produtos e os cuidados certos, você pode deixar os cachos lindos.


"O ideal é lavar duas ou três vezes por semana, e usar xampu, condicionador e máscara de tratamento", diz a cabeleireira Heloísa Assis, a Zica, do Beleza Natural, um dos maiores centros de beleza para cabelos crespos do país.

Soluções imediatas para driblar o dia ruim

Você acorda com o cabelo bem armado e não dá tempo de lavar. 

Solução: É melhor fazer um penteado. Vale tudo: tiara com flor, rabo de cavalo arrumado (e não aqueles de fazer faxina em casa!) ou um prendedor bonito. "Prender sempre favorece o cabelo crespo, porque ele tem um caimento lindo", elogia Zica. Então, já sabe: deixe os belos acessórios à mão.


O dinheiro ficou curto e você não conseguiu cortar os cachos. Eles estão sem forma. É preciso disfarçar. 

Solução: Quando está sem corte, o cabelo crespo não fica definido. O melhor para disfarçar é fazer relaxamento e duas hidratações por semana enquanto você ainda não pode pagar o corte.

Sair de casa e tomar uma chuvinha? Não dá. Os cachinhos ficam arrepiados e cheios de frizz. O que fazer? 
Solução: Tenha sempre na bolsa um reparador de pontas solúvel em água. Quando o cabelo secar cheio de frizz, é só reaplicar. Vale lembrar que o frizz aparece em quem não hidrata a cabeleira. Por isso, intensifique os cremes. Se não tiver tempo, existem produtos que fazem hidratação em apenas três minutos.

Você prendeu o cabelo, mas se arrependeu e quer soltá-lo. O problema? Ele fica todo amassado. 
Solução: Na hora de fazer o rabo de cavalo, não use um elástico muito apertado. Se você prender com força, ele vai ressecar mais e, inevitavelmente, partir. Para isso, Zica dá dicas preciosas: "Use elásticos envolvidos com pano e nunca prenda o cabelo molhado, porque ele vai ficar frágil". Você também pode optar por presilhas - fica mais fácil de soltar depois.

Você tem uma festa a noite e não sabe como domar os cachos.
Solução: "Lave os fios de manhã, e hidrate por dez minutos na touca térmica ou por 15 minutos na touca plástica", ensina Zica. Penteie, aplique o creme de pentear, amassando com as mãos, e deixe secar naturalmente.


 ••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

8 dicas para cuidar dos cabelos oleosos

Quem tem cabelos oleosos sabe como é difícil deixa-los bonitos até o fim do dia. Não é fácil lavar a cabeça de manhã e chegar à noite com o aspecto de quem não toma banho há dias.
A situação é muito desagradavel e, as mulheres apelam a todos os tipos de xampus, cremes e tratamentos até simpatia se bobear para se livrar desse problemão (rs). Experimente seguir oito dicas simples mantendo esses hábitos, os fios estarão sempre com a aparência de bem tratados e longe da oleosidade capilar.
Dicas para cuidar dos cabelos oleosos :
1) Não lave os cabelos com água muito quente, pois a alta temperatura os resseca e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade.
2) Evite o uso constante de xampu para cabelos oleosos, porque o produto resseca o couro cabeludo, estimulando as glândulas sebáceas a produzirem oleosidade para hidratar a fibra capilar.
3) Dê preferência a xampus neutros, que tenham pH equilibrado. Outra opção é o uso diário diluído em água.
4) Evite usar condicionador na raiz e na extensão do fio. Aplique só nas pontas.
5) Risque da lista os produtos do tipo 2 em 1 (xampu e condicionador).
6) Aposte no xampu antirresíduo somente se as madeixas estiverem muito sujas.
7) Ao usar secador, mantenha-o a uma distância de 15 cm para que o calor não estimule as glândulas sebáceas.
8 ) Não passe as mãos ou escove muito os cabelos. São hábitos que estimulam a produção de óleo.
fonte: beleza.terra
         ••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••


Dicas para fazer seu cabelo crescer mais rápido





1 - Visite já um especialista
Um centímetro ao mês pode parecer muito pouco para suas madeixas, mas não é! Bastam elas pararem de crescer que você logo identifica. Caso isto aconteça, é imprescindível que procure ajuda de um terapeuta capilar ou um tricologista, especialistas em fios. "Fazemos uma análise do couro cabeludo; verificamos hábitos cotidianos, além da genética, hereditariedade e histórico de saúde", explica o especialista do Phortal do Cabelo. Muitas vezes a questão transcende o terapeuta. "O cabelo pode não crescer por distúrbios hormonais. Neste caso, fazemos o tratamento em conjunto com um médico", explica.
Uma vez detectado o problema, os experts em estudo dos fios dispõem de várias substâncias para agilizar o crescimento. Boa parte delas é composta de estimulantes da circulação local, através de produtos vasodilatadores, massagens e equipamento de estimulação, como as máquinas a laser ou o infravermelho. "Estes recursos são utilizados depois que foi tratado algum possível problema de saúde", avisa. Mas corra: quanto antes for detectado o problema, mais fácil será para curá-lo.
2 - Ative sua circulação sangüínea
A má circulação sangüínea é o principal fator que impede o crescimento dos fios. Por isso, trate de dar sangue à sua cabeça! A medula capilar é como se fosse uma espécie de estradinha que leva todas as vitaminas, aminoácidos e minerais - responsáveis pelo crescimento - para o córtex (fio capilar). Ativando a circulação sangüínea e, conseqüentemente, o couro cabeludo, você garantirá que o fio receba todos os nutrientes necessários.BR>
Uma ótima dica para ativar diariamente a circulação sangüínea é massagear o couro cabeludo na hora da lavagem durante alguns minutos. Outra boa opção é virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade. E não esqueça de beber muita água e da atividade física. O exercício físico faz com que o coração bombeie sangue mais rápido. Resultado: os aminoácidos, vitaminas e nutrientes chegam mais facilmente ao cabelo. Mas fique atenta, pois se você tiver obstrução de alguma veia, ela deverá ser tratada, ou nenhuma destas dicas valerá.
3 - Minimize seus vícios
Se você tem um couro cabeludo sadio, nada interferirá no crescimento do seu cabelo. Além de tomar muito cuidado com o seu organismo, é imprescindível abolir alguns hábitos que podem comprometer a saúde dos seus fios.
- Pare de fumar - a nicotina é uma poderosa vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao fio.
- Não tome banho com água quente - a água pelando estimula a produção das glândulas sebáceas.
- Evite dormir com os cabelos molhados - isso abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade.
- Retire os excessos de produtos - o ideal é passar o xampu, retirar bem e, depois, aplicar o condicionador apenas no comprimento. Os finalizadores que ficam no cabelo devem passar longe da raiz.
4 - Vitamine-se por dentro e por fora
Sabe aquela velha história de que quem tem uma alimentação saudável tem cabelos mais bonitos? Ela é a pura verdade! E tem mais: uma dieta rica também ajuda no crescimento. Quanto mais vitaminas - por dentro e por fora - melhor. "O organismo absorve muitos nutrientes para os órgãos funcionarem. Como os cabelos são regiões mais periféricas e menos importantes, o que sobra vai para o cabelo", explica Geová Gouveia.
Cuide da sua saúde e capriche na alimentação, sempre rica em vitaminas. Você também deve utilizar produtos tópicos - por exemplo, os à base de Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína e Uréia, que são estimulantes sangüíneos. Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade e o princípio ativo Capscum (geralmente encontrado na pimenta) é um ativo vasodilatador que melhora a circulação sangüínea. "Não adianta lavar a cabeça com café ou tomá-lo para atingir o mesmo objetivo. A cafeína que vem do café solúvel não é uma substância otimizada para o cabelo", alerta Sheilla Bellotti.
5 - Deixe seu couro cabeludo respirar
A oleosidade do couro cabeludo é um veneno - cria fungos que acabam com as madeixas e impede o fio de crescer. O excesso de oleosidade age como se fosse uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo. "Abafando o couro cabeludo, você também favorece o surgimento de um fungo, chamado de pityrosporum ovale que descamará o tecido do couro cabeludo, impedindo que o fio capilar saia. Ocorre uma espécie de entupimento dos poros", explica a terapeuta capilar Sheilla Bellotti. Então, fique longe de tudo que aqueça seu couro cabeludo ou abafe-o.


Nenhum comentário: